sábado, 30 de abril de 2011

ESTRUTURA DO ÁTOMO



Toda matéria é constituída de átomos e átomos combinados formam moléculas. O átomo é a menor partícula de uma matéria com características de um elemento, ou seja, existem partículas menores que o átomo que são chamadas partículas subatômicas. As partículas fundamentais de um átomo são o elétron, o próton e o nêutron. O átomo é representado por um núcleo circundado por elétrons em camadas eletrônicas bem definidas como se pode ver na figura abaixo.
 
O núcleo é formado por partículas chamadas prótons e nêutrons. Os prótons possuem carga positiva, seu número representa o número atômico, que caracteriza cada elemento. Os nêutrons são eletricamente neutros e somados aos prótons representam o número de massa.
Os elétrons possuem a mesma quantidade de carga dos prótons, porém negativa. Circundam o núcleo em órbitas e são mantidos nelas pela atração do núcleo que é predominantemente positivo. Essa energia que mantém o elétron unido ao átomo em sua órbita é denominada energia de ligação que é maior nas camadas mais internas devido à proximidade com o núcleo. Quando o número de elétrons nas camadas orbitais é igual ao número de prótons no núcleo, temos um átomo neutro, se o átomo possuir um elétron a mais ou a menos, dizemos que ele está ionizado.
Na próxima postagem darei uma breve explicação sobre o processo de ionização.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS

A irradiação de alimentos é um método de conservação de alimentos no qual se usa radiação ionizante em doses predeterminadas para eliminação de microorganismos causadores de doenças, retardo no processo natural de decomposição, inibição de brotamentos, aumentando assim a durabilidade desses alimentos.
Estudos já demonstraram que não existem perdas significativas de nutrientes através da irradiação de alimentos, no entanto, não são todos os alimentos que podem ser irradiados, um exemplo é o leite, que adquire sabor desagradável após ser irradiado.
Outro item importante a ressaltar é que os alimentos irradiados não se tornam radioativos, pois não entram em contato com a fonte de radiação. As doses utilizadas são seguras para a saúde e para o meio ambiente. Os alimentos irradiados não recebem mais do que 10 KGy (quilograys). Para se retardar o amadurecimento de frutas, por exemplo, não utiliza-se mais que 1KGy, para inibir brotamentos em raízes e tubérculos a dose varia de 0,05 a 0,15 KGy, evitar que grãos sejam infestados por insetos, 0,1 a 2KGy.
Pelas vantagens apresentadas podemos dizer que a irradiação de alimentos é segura e economicamente viável, evitando perdas de muitos alimentos, principalmente os altamente perecíveis.
Abaixo alguns exemplos de alimentos irradiados em comparação com outros não irradiados:





Este é o símbolo internacional da irradiação de alimentos. Todo alimento irradiado deve apresentá-lo impresso em seu rótulo.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

APRESENTAÇÃO

Este blog foi criado para divulgar material de radiologia a todos os interessados nesse fascinante mundo. O material aqui postado é retirado da internet, de minha autoria ou mesmo de autoria de colaboradores. O objetivo é aprimorar o conhecimento reunindo em um só lugar rico conteúdo e informações importantes e de relevante valor para aqueles que amam a radiologia. Espero que todos possam aproveitar ao máximo, que de alguma forma eu possa estar ajudando a cada um visitante.
Um grande abraço a todos.
Denis Antunes
Curso online de Fisiologia Geral
Curso online de Fraturas
Curso online de Ressonância Magnética
Curso online de Neuroanatomia