sábado, 30 de abril de 2011

ESTRUTURA DO ÁTOMO



Toda matéria é constituída de átomos e átomos combinados formam moléculas. O átomo é a menor partícula de uma matéria com características de um elemento, ou seja, existem partículas menores que o átomo que são chamadas partículas subatômicas. As partículas fundamentais de um átomo são o elétron, o próton e o nêutron. O átomo é representado por um núcleo circundado por elétrons em camadas eletrônicas bem definidas como se pode ver na figura abaixo.
 
O núcleo é formado por partículas chamadas prótons e nêutrons. Os prótons possuem carga positiva, seu número representa o número atômico, que caracteriza cada elemento. Os nêutrons são eletricamente neutros e somados aos prótons representam o número de massa.
Os elétrons possuem a mesma quantidade de carga dos prótons, porém negativa. Circundam o núcleo em órbitas e são mantidos nelas pela atração do núcleo que é predominantemente positivo. Essa energia que mantém o elétron unido ao átomo em sua órbita é denominada energia de ligação que é maior nas camadas mais internas devido à proximidade com o núcleo. Quando o número de elétrons nas camadas orbitais é igual ao número de prótons no núcleo, temos um átomo neutro, se o átomo possuir um elétron a mais ou a menos, dizemos que ele está ionizado.
Na próxima postagem darei uma breve explicação sobre o processo de ionização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso online de Fisiologia Geral
Curso online de Fraturas
Curso online de Ressonância Magnética
Curso online de Neuroanatomia