quinta-feira, 28 de abril de 2011

IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS

A irradiação de alimentos é um método de conservação de alimentos no qual se usa radiação ionizante em doses predeterminadas para eliminação de microorganismos causadores de doenças, retardo no processo natural de decomposição, inibição de brotamentos, aumentando assim a durabilidade desses alimentos.
Estudos já demonstraram que não existem perdas significativas de nutrientes através da irradiação de alimentos, no entanto, não são todos os alimentos que podem ser irradiados, um exemplo é o leite, que adquire sabor desagradável após ser irradiado.
Outro item importante a ressaltar é que os alimentos irradiados não se tornam radioativos, pois não entram em contato com a fonte de radiação. As doses utilizadas são seguras para a saúde e para o meio ambiente. Os alimentos irradiados não recebem mais do que 10 KGy (quilograys). Para se retardar o amadurecimento de frutas, por exemplo, não utiliza-se mais que 1KGy, para inibir brotamentos em raízes e tubérculos a dose varia de 0,05 a 0,15 KGy, evitar que grãos sejam infestados por insetos, 0,1 a 2KGy.
Pelas vantagens apresentadas podemos dizer que a irradiação de alimentos é segura e economicamente viável, evitando perdas de muitos alimentos, principalmente os altamente perecíveis.
Abaixo alguns exemplos de alimentos irradiados em comparação com outros não irradiados:





Este é o símbolo internacional da irradiação de alimentos. Todo alimento irradiado deve apresentá-lo impresso em seu rótulo.

Um comentário:

  1. Olá Denis, trabalho em uma editora de livros didáticos e estamos produzindo um livro de Ciências para o 9º ano do ensino fundamental, a autora desse livro gostaria de usar algumas fotos de irradiação de alimentos, seria possivel conseguir essas imagens do artigo para uso no livro acima citado.

    Att,
    Cláudio Perez
    Editora AJS
    email: claudio@editoraajs.com.br

    ResponderExcluir

Curso online de Fisiologia Geral
Curso online de Fraturas
Curso online de Ressonância Magnética
Curso online de Neuroanatomia